Curso Aprendendo Ortopedia

A solução completa de apoio a formação teórica
durante a Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia

O curso tem três públicos-alvo:

– Médicos residentes de Ortopedia

– Médicos que tenham interesse em atualizar seus conhecimentos em Ortopedia Geral

– Médicos que estejam estudando para realizar provas ou concursos.

Por que fazer parte desse curso?

– Ele ensina a estabelecer um método para aprender Ortopedia e Traumatologia

– Ele orienta o caminho que o aluno deve trilhar

– Ele avalia o desenvolvimento do aluno

– Ele oferece ao aluno informações sobre os conteúdos que devem ser aprimorados

O que está incluso no curso?

– Programa de Estudos: planejamento de um ano de duração, dividido por módulos, para que o aluno saiba o que deve estudar, semana a semana, para alcançar o objetivo

– Bibliografia: orientação sobre quais  são as fontes atualizadas que devem ser consultadas ao longo do ano

– Videoaulas: aulas gravadas pela Equipe de Preceptores do IOTHCFMUSP, versando sobre os principais temas relacionados a Ortopedia e Traumatologia, que poderão ser acessadas a qualquer momento. O aluno gerencia com autonomia  o horário e o local de estudo.

– Provas: ao final de cada módulo o aluno receberá uma prova com testes de múltipla escolha que permite processo de autoavaliação do desenvolvimento da sua aprendizagem.

– Análise estatística do resultado das Provas: o aluno receberá não apenas o resultado da prova com as questões acertadas e erradas, mas também a análise estatística do seu desempenho comparado com os outros alunos que realizaram a prova. Assim, o aluno saberá quais pontos do conteúdo estão sendo percorridos de modo satisfatório e em quais pontos deve intensificar o estudo, aprimorando sua aprendizagem 

Duração do curso

– Anual, com limite de liberação do acesso às aulas no site até o dia 30 de abril de 2021.

Como faço para escolher o Ciclo ideal para minha necessidade?

– O curso é versátil, com diferentes desenhos, os quais permitem o uso tanto por residentes em formação quanto por ortopedistas que tenham interesse em reciclar seus conhecimentos em Ortopedia Geral e, ainda, médicos que estejam se preparando para provas ou concursos. Se o aluno for residente, ele acompanhará o mesmo programa que o residente do HC realiza no ano correspondente na Preceptoria do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOTHCFMUSP).

– Você pode se inscrever no Ciclo 1, no Ciclo 2 ou no Ciclo 3. Não é possível, nem vale a pena, se inscrever em mais de um ciclo por ano.

– O Ciclo 1 interessa principalmente aos Residentes de 1º ano. É um Ciclo focado principalmente no Trauma e nas Básicas, a introdução a Ortopedia. Aqui, o R1 terá o primeiro contato com o Trauma, e como essa é uma linguagem nova, com a qual ele teve pouco contato durante a faculdade de medicina, há necessidade de mais tempo para assimilar o conteúdo e para se familiarizar com a linguagem ortopédica. Por isso há mais tempo para estudar sobre cada assunto em cada semana. Com essa base sólida é muito mais fácil iniciar o Ciclo 2.

– O Ciclo 2 interessa principalmente aos Residentes de 2º ano. Esse Ciclo introduz a Ortopedia propriamente dita, com todas as suas subespecialidades, mas retomando o conteúdo de Trauma e Básicas do Ciclo 1. Aqui, o R2 já terá acesso ao conteúdo completo do Curso, e terá oportunidade de, ao final de cada módulo, fazer provas cuja exigência é a esperada para um residente do 2º ano que está tendo acesso, pela primeira vez, ao conteúdo de Ortopedia, e revisando, pela primeira vez, o conteúdo de Trauma.

– O Ciclo 3 interessa a três grupos principais: residentes do 3º ano, ortopedistas que tenham interesse em reciclar seus conhecimentos em Ortopedia Geral e médicos que estejam se preparando para provas ou concursos. Esse Ciclo retoma todo o conteúdo de Ortopedia e Traumatologia do Ciclo 2. Caso o aluno desse Ciclo seja um R3, ele terá a oportunidade de revisar os assuntos aprendidos anteriormente no R1 e no R2, verificar quais são os temas que ainda não estão totalmente sedimentados, e colocar energia onde ela for necessária. O conteúdo do Ciclo 3 é exatamente o mesmo do Ciclo 2. A diferença está nas provas ao final de cada módulo: aqui, as provas irão exigir todo o conhecimento de um aluno que está revisando pela segunda vez o conteúdo de Trauma e sendo exposto pela segunda vez ao conteúdo de Ortopedia.

– O processo de aprendizagem em que o Residente é submetido exclusivamente ao conteúdo de Trauma no 1º ano, e depois é submetido a dois ciclos consecutivos com todo o conteúdo de Ortopedia e Trauma, permite a exposição e revisão dos conteúdos importantes em três anos, resultando numa aquisição gradual e amigável do conhecimento. Esse processo é o utilizado atualmente, de forma bem-sucedida, pela Preceptoria do IOTHCFMUSP, baseado em toda experiência pregressa que tivemos em nossos 75 anos de história.

Qual é a recomendação dos Preceptores do IOTHCFMUSP para minha escolha do Ciclo?


– Se você é R1 e tiver a oportunidade, nossa recomendação é que você faça os três Ciclos, um a cada ano. Dessa forma, o conhecimento se instala de modo muito mais suave, o aprendizado planejado e sistematizado torna-se uma diversão, e você não exige de si mesmo aprender toda a teoria de Ortopedia e Traumatologia em apenas um ano, o R3. É dessa forma que os residentes do IOTHCFMUSP estudam ao longo dos três anos.
– Se você é R2 e não fez o Ciclo 1, nossa recomendação é que você inicie diretamente no Ciclo 2. Além desse Ciclo 2 retomar todo o conteúdo de Trauma e Básicas do Ciclo 1, você será exposto aos temas de Ortopedia. Apesar de que, possivelmente, existam lacunas no aprendizado que foram trazidas do R1, você já teve um ano de experiência da residência médica, já tem alguma familiaridade com a linguagem ortopédica, e terá, com o plano de estudos do Projeto Aprendendo Ortopedia, a oportunidade de resgatar os conteúdos nesse
ano e no próximo.
– Se você é R3 e não fez os Ciclos 2 e 3, nossa recomendação é que você inicie diretamente no Ciclo 3. Agora já não há mais tempo a perder. O conteúdo dos Ciclos 2 e 3 é idêntico, mas as provas do Ciclo 3 são destinadas para alunos que já estejam no final da sua formação médica. Você vai precisar dessa exigência maior para os desafios que vai enfrentar em breve.
– Se você é médico e está estudando para provas e concursos, ou se você é ortopedista e tem interesse em reciclar seus conhecimentos em Ortopedia Geral, nossa recomendação é que você inicie diretamente no Ciclo 3. Todo o conteúdo do Projeto Aprendendo Ortopedia está aqui. O programa contribuirá para oferecer a você um caminho mais tranquilo, dividindo o conteúdo a ser aprendido ao longo de um ano. As provas ao final de cada módulo ajudarão você a se autoavaliar.

Qual é o investimento que terei que fazer?


– O custo do curso é o mesmo: R$ 3.600,00 para o Ciclo 1, para o Ciclo 2 ou para o Ciclo 3. Leia acima “Como faço para escolher o Ciclo ideal para minha necessidade?” e “Qual é a recomendação dos Preceptores do IOTHCFMUSP para minha escolha do Ciclo?” e verifique em qual Ciclo faz mais sentido você se inscrever.

Será que vale o investimento?

– O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo é um dos mais renomados e reverenciados serviços da América Latina. A tradição de formação de expoentes na área está no DNA da instituição. A vocação para o ensino tornou-se evidente na fundação do Programa de Residência Médica de Ortopedia do HC, criado em 1945, o primeiro Programa de Residência Médica estabelecido no Brasil, pioneiro dentre todas as áreas da Medicina. A missão do IOTHCFMUSP é formar profissionais excelentes.

Como faço para me inscrever?

– Escolha na página de pagamento sua categoria de inscrição.

– Pague o produto escolhido através do PagSeguro com opção de cartão de crédito ou boleto bancário a vista ou entre em contato pelo email cegom.fo.iot@gmail.com para pagamento através de parcelamento por boleto bancário em até 6 vezes sem juros.

– Preencha o cadastro completo para que possamos entrar em contato com você.

– Para confirmar a inscrição envie para o email preceptoria.iothcfmusp.cursos@gmail.com documento que comprove que você é médico. Envie cópia do documento de identidade emitido pelo CRM ou, alternativamente, cópia do crachá institucional junto ao RG ou CNH.

E como vai funcionar depois disso?

–  Após o envio da documentação exigida e aprovação da mesma, sera disponibilizado login e senha a partir do e-mail eeponline.eep@hc.fm.usp.br (cadastre-o para que não vá para a caixa de Spam!). Com esses dados, você terá acesso a plataforma digital de EAD da EEP.

–  As informação sobre o curso, Programa de Estudos, Bibliografia sugerida, além das Provas e Análise estatística do desempenho ao final de cada módulo serão enviados através do e-mail preceptoria.iothcfmusp.cursos@gmail.com. (Cadastre esse e-mail, também, para que as mensagens não vão para a caixa de Spam!)

 Ainda estou com dúvidas!

– Envie sua questão  para o e-mail preceptoria.iothcfmusp.cursos@gmail.com, ou telefone para 011 2661-7815 ou WhatsApp 011 97634-7753 e solicite informações sobre o curso Aprendendo Ortopedia.

promoção

Seu serviço tem interesse em matricular todos os residentes no curso?

 

Entre em contato através do e-mail preceptoria.iothcfmusp.cursos@gmail.com, e obtenha informações sobre condições especiais e políticas de descontos para inscrições coletivas

© 2016 Centro de Estudos Godoy Moreira

whatsapp.png